domingo, 30 de abril de 2017

Índice de Massa Corporal





Dentre as inúmeras formas de avaliar as condições físicas de uma pessoa, o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma das mais diretas, simples e conhecidas. 

Muitos nutricionistas e educadores físicos gostam de calcular IMC e o usam como ferramenta primária para identificar problemas de peso de uma pessoa, por causa da facilidade de cálculo.

O índice pode ser obtido por uma fórmula simples, bastando dividir o peso em quilos pela altura x altura. Assim é possível verificar, através de uma tabela, se uma pessoa está dentro do peso ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Por exemplo, uma pessoa que tenha 1.60 de altura e tenha o peso de 60 kg. (60 : 1.60 x 1.60 = IMC 23,43)


Tabela

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
Entre 40 e acima = obesidade grau III


Quando estamos acima do peso indicado, nos expomos ao risco de desenvolver vários males, como diabetes e problemas cardíacos. Mas estar com um índice muito baixo, também não encontra-se em segurança, já que pode desenvolver doenças devido à subnutrição. 

A ideia é observar o quanto você está distante da meta. Utilize seu resultado como informação para orientar novos hábitos, porém procure um médico que poderá prestar melhor orientação.


Esse blog não faz aconselhamento
nem médico e nem nutricional




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores