sexta-feira, 28 de abril de 2017

Alongamento X aquecimento





Estar em movimento significa garantir uma vida saudável e aumentar os anos de vida. Porém antes de qualquer exercício físico é preciso aquecer o corpo e alongar os músculos, evitando que aconteçam lesões. Com o aquecimento elevamos a temperatura corporal e lubrificamos as articulações, o que deixa o corpo preparado para a atividade. 

Aquecimento significa repetir movimentos para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, elevar a temperatura corporal e melhorar o desempenho nas atividades. Alguns acham que o aquecimento é papo de academia, mas não é. Mesmo exercícios e atividades feitas em casa não dispensam essa etapa.






O alongamento é feito a partir de movimentos lentos, com calma e sem rapidez, que visam à elasticidade máxima do músculo dentro dos limites do corpo. 

Antes de uma corrida, por exemplo, é ideal fazer um trote de 10 minutos para depois correr. Quem não quer correr, mas quer derreter calorias, pode apostar na power caminhada.

A cada movimento é preciso permanecer na posição estática de até 20 segundos aproximadamente. No caso da musculação, a dica é aquecer no próprio aparelho, basta colocar uma carga mais leve e fazer uma série de 20 repetições. O músculo fica aquecido e aumenta até a amplitude articular.







O ato de se alongar serve como preparação para a atividade física. Também é indicado para relaxar ao final do exercício, devendo ser realizado em uma intensidade moderada. 
Jamais prenda a respiração ou alongue de modo que sinta dor ou desconforto severo. 

Cada um possui uma determinada flexibilidade e o grau de incômodo é o sinal deste limite. Para quem vai pegar pesado na academia, tão importante quanto o alongamento é o aquecimento antes da musculação. 



Benefícios do alongamento

  • Auxilia no controle da respiração e aumenta na oxigenação do sangue.
  • Trabalha grupos musculares do corpo, como costas, pernas, braços, pélvis e lombar e permite uma melhor distribuição dos músculos ao corpo.
  • Auxilia na melhora da postura, já que os músculos possuem maior mobilidade.
  • Diminui o risco de lesões nos ligamentos e tendões, mas também diminui as dores musculares.
  • Aumenta a capacidade de concentração e o controle dos movimentos.
  • Contribui para uma melhor postura e equilíbrio do corpo, devendo ser feito constantemente, independente de prática de exercícios em paralelo.
  • Libera o estresse muscular do corpo, permitindo um preparo físico mais disposto a enfrentar movimentos mais amplos que normalmente são exigidos na natação.
  • Pode ser feito junto com outro tipo de exercício antes de atividades físicas, mas também acompanhadas de técnicas de relaxamento que permitem um contato maior com o corpo.


Atestado médico

O alongamento é indicado para pessoas de diferentes idades e pesos, pois visa somente a movimentação funcional de um corpo ativo. Porém a condição física da pessoa interfere no desempenho.

Como se trata de uma prática corporal, é sugerido uma consulta médica antes de se submeter as atividades de alongamento, podendo o médico solicitar alguns exames. Somente após a análise o médico irá indicar o melhor tipo de atividade, adequada para a condição física de cada pessoa.


Recomendações

  • Use roupas leves durante o exercício para permitir a transpiração do corpo sem aquecer muito o corpo.
  • Não use acessórios, cordões, anéis, brincos ou pulseiras.
  • Mantenha os cabelos bem presos, principalmente se tiver técnicas de relaxamento no chão e evite presilha no cabelo para evitar ferir-se.
  • Mantenha a respiração regular durante os movimentos. Prender a respiração durante o esforço pode provocar mal estar e vertigem.
  • Os exercícios exigem controle corporal, evitando assim quedas devido ao desequilíbrio.
  • Controlar ou contrair a musculatura abdominal auxilia no controle do equilíbrio.
  • Movimentos feitos de forma errada podem causar dores musculares.
  • Beba bastante água durante os exercícios e coma frutas ao término das atividades físicas.


Esse blog não faz aconselhamento
nem médico e nem nutricional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores