domingo, 30 de abril de 2017

Caminhada com bastão





O bastão de caminhada, conhecido como cajado e utilizado desde os primórdios da humanidade, sempre serviu de apoio nas longas viagens. Além de ajudar a se proteger dos animais, também ajudava a alcançar frutos em árvores, pastorear gado, etc. 

Ao longo do tempo o cajado foi passando por mudanças na sua formação, mas permanece servindo como apoio para os caminhantes. Se no passado os cajados eram feitos de galhos de árvores, hoje os bastões possuem diversos acessórios como bússolas, lanternas de led, adaptadores com rosca para fixação de câmeras digitais, para servirem de monopé, entre outros dispositivos. 

Apesar destas tendências tecnológicas, o antigo cajado ainda encontra fãs. Na verdade o bastão de caminhadas tem se tornado um equipamento obrigatório para muitos esportistas que praticam o hiking ou o trekking.






Para quem ainda leva a mochila nas costas, o bastão de caminhadas é um excelente equipamento para auxiliar com a carga. Caminhar com bastão tem a vantagem de ajudar na distribuição do peso que levamos e ajudam a estabelecer um bom ritmo de caminhada. Também nos dá melhor equilíbrio. 

Isso é pura lógica, pois acrescenta mais dois pontos de apoio, desde que saibamos alternar os bastões e os pés de maneira correta. Nas subidas, os bastões transferem parte do esforço para os ombros, costas, braços e reduz o esforço e a fadiga das pernas, distribuindo o esforço por quase todo o corpo. 

Também reduz a pressão nos joelhos e articulações. Em casos de torção do pé, o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada. Aliás, os bastões são muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos. 

Em terrenos acidentados, cheios de pedras ou demasiado lisos, os bastões aumentam a segurança. Também ajudam na travessia de rios e corredeiras. Dependendo do local onde estiver a caminhar, os bastões podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno e também para verificar a presença de cobras ou outros animais.






Por trabalhar a parte superior do corpo e manter os braços em permanente movimento, os bastões evitam o tradicional inchaço das mãos em dias mais quentes. 

Ao contrário do que parece, o uso do bastão nas caminhadas não diminui o gasto de energia na caminhada. Na verdade especialistas garantem que aumenta até 20% o gasto energético, visto que obriga pois o caminhante a movimentar todo o corpo, como braços e ombros.


A desvantagem de usar 
os bastões é seu uso incorreto. 


Se a distância entre o corpo e o bastão for muito grande, não apenas reduz o alívio de esforço como poderá resultar num forte torque e levar o caminhante ao desequilíbrio e queda. Também pode interferir no equilíbrio e na coordenação motora. 

Em alguns casos o uso dos bastões podem interferir na nutrição das cartilagens. Devido ao aumento da atividade muscular nas extremidades superiores, também pode aumentar a frequência cardíaca. Por tudo isso recomenda-se usar os bastões somente durante algumas caminhadas e apenas em terrenos pouco firmes.



Esse blog não faz aconselhamento
nem médico e nem nutricional




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores