domingo, 30 de abril de 2017

Caminhadas







Diz um provérbio chinês que o tempo de vida está diretamente relacionado com rapidez da caminhada. Mas há também pesquisas científicas que também confirmam essa hipótese. 

Além de ser um exercício barato que não exige equipamentos específicos, tem a vantagem de poder ser realizado em diversos lugares, tudo em seu próprio ritmo e tempo. A caminhada, um excelente exercício aeróbico que: 
  • melhora a circulação sanguínea, 
  • aumenta a capacidade cardio-respiratória, 
  • combate a depressão, 
  • reduz a hipertensão e o colesterol alto, 
  • previne o diabetes, 
  • fortalece os ossos, 
  • confere resistência aos músculos, 
  • além de queimar calorias, reduz a quantidade de gordura corporal,
  • aumenta a expectativa de vida.             







































Os resultados podem ser obtidos tanto através de caminhadas na academia, quanto numa esteira, num simulador de caminhada em sua casa ou numa rua tranquila ou parque arborizado.  


Por não ter contraindicações e nem oferecer riscos quando comparado com outros exercícios vigorosos, a caminhada pode ser praticada por pessoas de todas as idades. 

Porém é recomendável passar por uma avaliação médica para verificar as condições de saúde. Pessoas que estiveram pouco ativas, devem começar lentamente e aumentar a frequência das caminhadas gradativamente. 

Antes de iniciar a caminhada, faça exercícios  de aquecimento/alongamento. O ideal é começar a caminhar por 10 minutos em 3 a 5 vezes por semana e, à medida que aumentar sua resistência, aumentar o tempo de caminhada. 

É essencial usar um par de tênis adequado e uma roupa que proporcione conforto e bem estar. Também é preciso ter atenção no jeito certo de caminhar, manter a postura ereta, os braços com movimentos alternados, manter o olhar no horizontal e o abdômen contraído. 

Caminhar não exige nem tempo e nem lugar. Vá andando até a padaria, desça do ônibus num ponto antes do seu destino ou deixe o carro estacionado um pouco mais longe. Use as escadas para tonificar os músculos. Para manter a motivação, caminhe em dupla ou em grupos. 







Quem tem o objetivo de emagrecer, a caminhada é um excelente exercício. Caminhar junto com amigas com o mesmo propósito é melhor ainda, pois pode servir como incentivo e não desistir.

A caminhada ajuda a perder peso, pois o corpo queima muitas calorias para produzir a energia necessária para caminhar. A taxa de gasto de calorias ao caminhar relaciona-se ao peso total do corpo da pessoa e à intensidade dos passos.

Uma pessoa que anda na velocidade moderada de 2 km em 15 minutos queimará 100 calorias. As calorias queimadas ao caminhar são proporcionais ao peso total do corpo e à velocidade e distância da caminhada. 



                        



Então quando se pretende queimar 500 calorias extras por dia, é preciso andar 8 km em 1 hora. De qualquer forma perdemos muitas calorias ao longo do dia. Caminhar 1 hora por dia, durante 5 dias por semana, ao final queimará no mínimo 2000 calorias.

Geralmente quem sai para trabalhar e realiza atividades em casa costuma caminhar entre 1.000/1.500 metros por dia. Sendo assim, não é preciso caminhadas em longas distâncias para queimar calorias. 

Mas se na maioria das vezes você é sedentário em casa e no trabalho, será preciso maior esforço nos exercícios. O ideal é traçar um plano para alcançar os melhores resultados de perda de peso. Faça uma caminhada de alta intensidade em 3 dias e de menor intensidade em 2 dias.






Para alcançar os melhores resultados de perda de peso e benefícios para a saúde,  reserve diariamente  30 minutos de caminhada rápida. Isso significa adotar um ritmo que provoque transpiração e não impeça de respirar normalmente.

Se for possível mantenha um horário fixo para sua atividade física, pois assim seu organismo irá se acostumar melhor. Prefira caminhar antes de 10h00 ou após 17h00.

Planeje seu horário de caminhada de acordo com sua idade e nível de resistência, certificando sempre de que suas condições de saúde são seguras para caminhar. 

Apesar da caminhada ser um exercício fácil e prático, algumas medidas são importantes. Evite andar em ruas com tráfego de veículos pesados e caminhe cautelosamente nas áreas alpinas, regiões costeiras e nas estradas rurais. 

Nunca exagere nos exercícios e siga sempre as recomendações de seu médico. Um pedômetro pode ser útil para quem quiser manter o controle da distância total que anda a partir do momento que acorda de manhã até a hora em que vai para a cama à noite. E não esqueça de beber água, antes e durante a caminhada...


Esse blog não faz aconselhamento 
médico e nem nutricional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores